7 benefícios de um acompanhamento psicológico bem feito
Um acompanhamento psicológico de qualidade pode se tornar a sua melhor armadura para enfrentar as dificuldades do dia a dia.
Nos dias atuais, com tanta correria e obrigações, perdemos a noção do tempo. Quando vemos, o fim de semana já começou e acabou e mais cinco dias de responsabilidades praticamente infinitas se iniciam em seguida. Assim, para encontrarmos as pessoas que amamos ou nos dedicarmos a momentos de lazer, é preciso praticamente montar um quebra cabeça com nossos horários.
Porém, também não podemos nos esquecer das questões pessoais. Nossas próprias crenças, bloqueios, lembranças e emoções, as quais afetam todas as nossas decisões e a maneira como vemos o mundo e tratamos as pessoas.
Como estamos acostumados a balancear todos esses fatores, não costumamos dar a verdadeira importância para como eles interferem em nossa saúde mental e física. E é aí que entra a terapia.
Autoconhecimento
O autoconhecimento nos permite adquirir insights valiosos sobre quem somos nós. Através dele, descobrimos qualidades, defeitos, medos, inseguranças, desejos e fortalezas. Dessa forma, passamos a administrá-los com mais inteligência.
Um exemplo muito comum é aquela pessoa que está presa a um trabalho que não gosta. Não para de reclamar que quer sair, mas tem medo de começar do zero. Nem se quer sabe o que deseja fazer de verdade. Ela não se conhece.
Inteligência Emocional
Todos nós possuímos capacidade de lidar com as situações a nossa volta. Todavia, às vezes, essa habilidade está adormecida.
Um dos maiores benefícios da terapia é trabalhar a inteligência emocional para tomar decisões melhores, saber com o que você deve gastar a sua energia, relacionar-se bem com as pessoas e manter o bom humor.
Com a inteligência emocional desenvolvida, obtemos a capacidade de avaliar os próprios sentimentos de forma não sentimental. Em outras palavras, entendemos as nossas emoções a ponto de escolher não ser mais dominados por elas. Sabemos quando e como utilizá-las para tirar o melhor proveito das situações.
Paz com o passado
A maioria dos nossos problemas hoje é reflexo direto de eventos passados. Eles se originam na infância e se manifestam em idades mais avançadas. Por isso, muitas pessoas desconhecem porque agem ou pensam de determinada maneira.
Por vezes, os acontecimentos do passado nos trazem infelicidade e angústia. Alguns podem até ser traumáticos. São bloqueios que nos impedem de aproveitar a vida hoje.
O acompanhamento psicológico bem feito desvenda as amarras que nos prendem ao que já aconteceu assim como aponta os impactos do passado sob o presente. Assim, é possível fazer pazes com esses eventos negativos e ressignificá-los para que deixem de nos atrapalhar no presente.
Qualidade de vida no dia a dia
Os benefícios da terapia são sentidos no dia a dia. A vida rotineira de obrigações e compromissos se torna mais feliz porque aprendemos a balancear o tempo com sabedoria. A ansiedade e preocupação diminuem e a autoestima aumenta.
O resultado não é milagroso, é claro. Essas melhorias são sentidas com o
progresso do acompanhamento. À medida que você trabalha assuntos mais complexos e difíceis de falar em voz alta, percebe uma mudança extremamente positiva em diversos aspectos de sua vida diária.
Além disso, a presença no cotidiano aumenta. Nosso cérebro gosta de viver no piloto automático sem ter que se preocupar em evoluir. Isso ajuda a guardar energia para os afazeres do dia.
Autoestima elevada
É comum iniciar um acompanhamento psicológico com insegurança. A autoestima baixa costuma ser a raiz de muitas perturbações.
Vivemos em uma sociedade que prega a humildade incessantemente, mas não nos ensina a vivê-la da forma correta. É importante, sim, valorizar as nossas capacidades e conquistas como se fossem o feito mais incrível do mundo. Infelizmente, muitos se colocam para baixo ou ignoram as suas vitórias por instinto.
Durante o acompanhamento, somos incentivados a nos apaixonar por nos mesmos. Se existem defeitos inconvenientes, aprendemos a coexistir com eles em paz. Uma das premissas mais marcantes da terapia é, afinal, pensar em você primeiro. Não de forma egoísta, mas de forma merecida.
Melhores relacionamentos interpessoais
Os seus relacionamentos também mudam. Com o conhecimento sobre si mesmo e a autoestima elevada recém-adquirida, você consegue enxergar quais conexões são sadias e devem ser mantidas. As suas habilidades sociais melhoram, sendo mais fácil fazer amizades ou conviver com pessoas difíceis.
Precisamos ter jogo de cintura para lidar com os outros, especialmente no ambiente profissional, um dos maiores causadores de estresse. Um acompanhamento psicológico bem feito vai ajudá-lo a administrar seus relacionamentos de forma a evitar conflitos desnecessários e intrigas que não levam a lugar nenhum.
Desenvolvimento das potencialidades
Assim que você descobrir as suas paixões através do autoconhecimento, já poderá iniciar o processo de alimentá-las.
O medo de iniciar algo novo ou sair da zona de conforto é paralisante. Neste estado de inércia, deixamos muitas oportunidades passarem, concorda?
É extremamente comum encontrar pessoas com medo do próprio potencial. Elas se autossabotam, acreditando não valer a pena chegar lá. Mas estão enganadas.
Na terapia, aprendemos a melhor maneira de desenvolver os nossos pontos fortes, sejam esses traços de personalidade ou habilidades. O medo e a insegurança são dissolvidos para dar lugar à autoconfiança. O processo é longo e costuma ser demorado para a maioria das pessoas. O importante, contudo, é persistir.